Com a sua criação, o Caminhão Munck tornou-se uma ferramenta indispensável na indústria, na construção civil, na movimentação de cargas e máquinas pesadas e tantas outras áreas. A história dos caminhões munck começa ainda no século XIX, quando os primeiros sistemas hidráulicos para elevação de carga foram desenvolvidos, mas foi somente na década de 60 que eles começaram a ser produzidos em larga escala.
Em 1960 fundada pelo norueguês Tore Albert Munck, nasce a Munck S/A Equipamentos Industriais que existe até hoje, empresa proprietária das marcas Munck e Guindauto, dois nomes bem conhecido no Brasil para se referir aos equipamentos de guindar com braço articulado acoplado ao chassi de um caminhão comum. Aquele mesmo fenômeno em que o produto fica sendo chamado pelo nome da marca, quem nunca usou um Bom-Bril, tirou uma Xerox ou limpou os ouvidos com um Cotonete? Já o Super Bonder e o Band-Aid são companheiros indispensáveis de todo “mukeiro”.
Pois é o nome de Albert Munck ficou esquecido, mas seus guindastes articulados e equipamentos hidráulicos destinados ao transporte, içamento, reboque e remoção de máquinas permanecem mesmo sendo produzidos por outras marcas.
E assim, mesmo sem saber, muitos devem eterna gratidão às industrias Munck pela revolução que seus equipamentos criaram.
Com o passar do tempo, a tecnologia e o conhecimento sobre os caminhões munck aumentaram, tornando-os cada vez mais seguros, confiáveis, versáteis e capazes de levantar muito mais peso (que é basicamente para o que eles servem). Atualmente, a construção de um guindaste articulado hidráulico – que é o nome técnico desse equipamento - envolve a utilização de tecnologias avançadas como, ligas de aço mais resistentes de leves, sistemas de controle eletrônico e remoto, sensores de segurança, peças e componentes mais confiáveis e resistentes, além de controles intuitivos e uma tonelada de parâmetros e exigências para uma operação segura.
A segurança é uma preocupação constante no desenvolvimento de um caminhão munck, uma vez que boa parte desses equipamentos serão utilizados em pequenas empresas de aluguel de caminhão munck e operados por pessoas com baixo conhecimento técnico. Por isso todos os equipamentos são rigorosamente testados antes de serem disponibilizados no mercado, mas devido ao aumento da complexidade dos guindautos, de sua capacidade de carga, a maioria dos acidentes é causada por erro humano. Por isso, muitos fabricantes oferecem treinamentos para os operadores, para garantir que eles tenham conhecimento técnico e experiência para operar os equipamentos de forma segura e eficiente.
A versatilidade do uso dos caminhões munck é incrível. Eles são ideais para trabalhos em fachadas de prédios, pois podem se posicionar a uma distância segura e evitar obstáculos como rampas e escadas que impedem a instalação de andaimes. Além disso, podem ser usados em uma ampla variedade de atividades, como construção de edifícios, paisagismo, carga e descarga de outros caminhões, transporte de container marítimo, movimentação de máquinas industriais, instalação de painéis solares, entre outros.
No mercado brasileiro, existem várias marcas renomadas de munck, como Palfinger, Argos e Hyva, entre outras. Cada marca oferece modelos com capacidades e características diferentes para atender às necessidades específicas de cada operação. Em resumo, a história do caminhão munck é uma história de evolução contínua e melhoria
Comments